Você está aqui: Capa » Beleza dos Cabelos » A Evolução dos Cortes de Cabelo

A Evolução dos Cortes de Cabelo

Os cabelos são fundamentais para entender a moda de seu tempo. Existem muitas curiosidades sobre como eram os penteados na época dos nossos pais e avós.

evolucao dos cortes de cabelo anos 20 A Evolução dos Cortes de Cabelo

A década de 1920 foi uma época considerada revolucionária para os cortes e penteados femininos. As mulheres começaram a usar cabelos curtíssimos o que antes eram considerados masculinizados. Os cortes de cabelo eram na altura da nuca e vinham acompanhados por franjas retas. As atrizes de cinema mudo expressam bastante a geração desse tempo. Na cabeça, os chapéus largos eram valorizados.

Na década de 1930, os astros e as estrelas do cinema americano eram imitados em todo mundo. Por isso os cabelos femininos eram pintados de um loiro bem platinado a estilo Greta Garbo.

Durante a década de 1940, com o auge da Segunda Guerra Mundial a moda se torna mais simples. Os cabelos masculinos adotam o estilo mais militar. E as mulheres passam a encaracolá-los e a usar chapéus, turbantes e lenços para variar nos penteados.

A década de 1950 foi um período de inovação nos produtos de cosméticos: o gel era muito usado por ambos os sexos e com a melhoria das tinturas as mulheres começaram a fazer reflexos.

evolucao dos cortes de cabelo anos 60 A Evolução dos Cortes de Cabelo

Na moda os cabelos e os penteados de 1960 foram muito marcantes. Eles eram mais exagerados e volumosos com penteados famosos como o banana (combinação entre franja e volume), o Black Power (trazendo a influência da beleza negra). Os acessórios são variados e aceitam exageros. Há uma revolução nos penteados e cortes masculinos, pois eles também passam a adotar cabelos mais compridos. Estrelas como os Beatles, Jimmy Hendrix e Elvis Presley fazem sucesso pelos seus penteados exóticos.

A década de 1970 foi um tempo de revoluções em diversos setores sociais, inclusive na moda. O movimento hippie (com os penteados que adotavam o uso de flores, faixas ou até mesmo deixando-os mais soltos, com cachos valorizados) e o punk (onde apareceu o estilo moicano) inovaram a moda dessa época.

A década de 1980 valorizou os cabelos mais cacheados e bem armados, por isso foi a época dos permanentes de cabelos. No Brasil atrizes como Regina Duarte e Irene Ravache representam bem o penteado da época.

O período da década de 1990 foi bastante variado em seus tipos de penteados e no tamanho dos cabelos. Começam a ser valorizados as mechas e o liso, caindo o volume armado da década anterior.

Atualmente, as tendências são retornadas como a valorização do corte Chanel e a franja das décadas de 1920 e 1930. Cabelos mais longos ao estilo de 1970, com o retorno das faixas de cabelos. O retorno de cachos ao estilo de 1940 com a valorização do Pin-ups. Ou mais rebeldes aos tempos de 1980. A moda contemporânea é renovar as tendências anteriores criando assim um novo estilo.

Envie sua Sugestão ou Comentário

Gostou? Escreva aqui sua sugestão ou comentário!

Deixe um comentário

11 comentários

  1. mi ajudoou muito na peskisa da escola-”!
    muito obrigada**/

  2. gostei das suas noticias

  3. ADOREI OS PENTEADOOS MAXIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  4. Este artigo me ajudou e muito no trabalho da minha especialização sobre cortes de cabelos.

    Obrigado pelas dicas!

  5. Muito bom este artigo!

    Ele me deu uma boa visão de como eram os cortes de cabelos antigamente e como é agora!

  6. Adorei de mais este artigo!

    Me deu uma ideia de cortes de cabelos e quais eu irei fazer nos próximos cortes meus.

  7. Muito bom saber da evolução dos cabelos e quais tipos de cabelos estavam na moda nessa época. Quem sabe eu não utilize algum cabelo que estava na moda no passado para começar a usar. Só espero que o meu cabeleireiro saiba fazer esse modelos de cabelos!

  8. De mais este artigo!
    Ele me deu uma visão de como era os cabelos antigamente e quais modelos de cabelos combinam no dia de hoje e quais eu gostei e vou usar no próximo ano!

  9. Muito saber que os cortes de cabelo de antigamente estão na moda!

    Vou sugerir para o meu cabeleireiro que adote esses modelos de cabelos no seu salão pois eu farei o modelo de cabelo dos anos 60!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>